As primeiras estradas no Brasil
surgiram ainda no período colonial, no século XVI, porém somente após a década
de 1930 as estradas se expandiram para o interior do país. Entre as décadas de
1950 e 1960 houve grandes investimentos e os avanços no setor automobilístico
contribuíram para que surgissem mais estradas.
Rodovia em MG
Minas Gerais tem o maior sistema
rodoviário do Brasil, a extensão da malha viária do estado, incluindo rodovias
federais, estaduais e municipais ultrapassam os 35 mil quilômetros. Minas serve
como rota de transporte interligando diversas regiões do País, a localização do
estado facilita o fluxo de cargas, estando próximo aos maiores centros
comerciais. Dentre as principais
rodovias do estado estão a BR-116 (Rio-Bahia), BR-040 (BH-RJ), BR-381 e BR-265.
O simbolismo da cruz
Dentre as varias utilizações das
Cruzes, a cruz-símbolo é um dado cultural que expressa a religiosidade e as
crenças daqueles que se propuseram a erguê-la em memória dos falecidos, no caso
do estudo em especifico, por acidente automobilístico.
É comum observar às margens das
rodovias brasileiras, a presença de cruzes que remetem aos mortos, na grande
maioria dos casos, por acidentes automobilísticos. Seus formatos são diversos;
algumas vezes envoltas por fitas, velas e flores; fixadas em uma pequena base
de alvenaria ou colocadas diretamente no solo; feitas em madeira, ferro, cimento; algumas mais
trabalhadas, com nomes, datas, fotos, terços e santos; algumas são até
protegidas em pequenas capelas.
Seus
aspectos mudam com o passar dos anos, ficando ainda mais sombrias à beira das
estradas, tornam-se enferrujadas, servindo de lembrança triste e de aviso
silencioso aos motoristas.
A
tradição de se colocar cruzes próximo das estradas surgiu durante o Império
Romano, com o objetivo de castigar os inimigos com a crucificação. Os corpos
eram colocados pendurados nas cruzes na beira das estradas e as famílias eram
proibidas de retirá-los, como forma punitiva a quem lhes fosse
rebelde. A usualidade da cruz mudou nos
dias atuais. Após a expansão do cristianismo, este símbolo perdeu seu
significado como instrumento de tortura, passando a representar uma vitória
sobre a vida. Tornou-se um instrumento de redenção, um elo com o divino.
No Brasil, o costume de fixar
cruzes tem suas raízes nos missionários jesuítas, os organizadores do
catolicismo nesse país (SOUZA, 2000) que, aonde chegavam, as erguiam como forma
de marcar sua territorialidade.
Como símbolo, a cruz suscita
diversos tipos de percepções: agregadoras, repulsivas, estéticas, religiosas,
sentimentais etc. Pode-se dizer que, simbolicamente, é uma síntese destinada a
refletir a multiplicidade de momentos passados e presentes, afirmando alguma
identidade e não um mero artefato.
A cruz, como objeto à beira de uma
estrada, tanto pode passar despercebido ao transeunte, como pode fazê-lo
inferir um mapa mental acerca daquela representação, causando a reflexão do
significado daquele símbolo. De acordo com César (1975), a colocação de cruzes
nas estradas faz parte do devocionismo popular que é uma das manifestações do
que ele chama de crendices populares.
TEMA
As
cruzes possuem aspecto único e diferenciado, seja pelo local onde estão
colocadas, pela forma em que são ornamentadas, ou apenas pela deterioração
causada pelo tempo. São muitas das vezes, objetos de arte, expostos ao tempo;
expressões sinceras da fé e dos costumes embutidos em todo o Brasil. Possui em
si, apenas em sua mera existência e presença, em locais que outrora foram tão
traumáticos, uma mescla de sentimento e fé.
Segundo
o programa SOS Estradas[1],
morrem nas estradas brasileiras 65 pessoas vitimas de acidentes, causados em
sua maioria por falha humana. É costume colocar cruzes nos locais onde
acontecem as fatalidades, são formas de demonstração de fé e também de alerta
aos que por ali passam, pois evidencia o local como perigoso.
[1] O
SOS Estradas é um programa que visa reduzir os acidentes e aumentar a segurança
nas rodovias, com a participação do usuário e de especialistas em trânsito,
medicina, transporte e rodovias. O objetivo principal é apresentar idéias
simples que possam reduzir os acidentes. Site: http://estradas.com.br/
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