Contextualização


História das estradas brasileiras
As primeiras estradas no Brasil surgiram ainda no período colonial, no século XVI, porém somente após a década de 1930 as estradas se expandiram para o interior do país. Entre as décadas de 1950 e 1960 houve grandes investimentos e os avanços no setor automobilístico contribuíram para que surgissem mais estradas.

Rodovia em MG
Minas Gerais tem o maior sistema rodoviário do Brasil, a extensão da malha viária do estado, incluindo rodovias federais, estaduais e municipais ultrapassam os 35 mil quilômetros. Minas serve como rota de transporte interligando diversas regiões do País, a localização do estado facilita o fluxo de cargas, estando próximo aos maiores centros comerciais.  Dentre as principais rodovias do estado estão a BR-116 (Rio-Bahia), BR-040 (BH-RJ), BR-381 e BR-265.

O simbolismo da cruz
Dentre as varias utilizações das Cruzes, a cruz-símbolo é um dado cultural que expressa a religiosidade e as crenças daqueles que se propuseram a erguê-la em memória dos falecidos, no caso do estudo em especifico, por acidente automobilístico.
É comum observar às margens das rodovias brasileiras, a presença de cruzes que remetem aos mortos, na grande maioria dos casos, por acidentes automobilísticos. Seus formatos são diversos; algumas vezes envoltas por fitas, velas e flores; fixadas em uma pequena base de alvenaria ou colocadas diretamente no solo; feitas em madeira, ferro, cimento; algumas mais trabalhadas, com nomes, datas, fotos, terços e santos; algumas são até protegidas em pequenas capelas.
Seus aspectos mudam com o passar dos anos, ficando ainda mais sombrias à beira das estradas, tornam-se enferrujadas, servindo de lembrança triste e de aviso silencioso aos motoristas.
A tradição de se colocar cruzes próximo das estradas surgiu durante o Império Romano, com o objetivo de castigar os inimigos com a crucificação. Os corpos eram colocados pendurados nas cruzes na beira das estradas e as famílias eram proibidas de retirá-los, como forma punitiva a quem lhes fosse rebelde. A usualidade da cruz mudou nos dias atuais. Após a expansão do cristianismo, este símbolo perdeu seu significado como instrumento de tortura, passando a representar uma vitória sobre a vida. Tornou-se um instrumento de redenção, um elo com o divino.
No Brasil, o costume de fixar cruzes tem suas raízes nos missionários jesuítas, os organizadores do catolicismo nesse país (SOUZA, 2000) que, aonde chegavam, as erguiam como forma de marcar sua territorialidade.
Como símbolo, a cruz suscita diversos tipos de percepções: agregadoras, repulsivas, estéticas, religiosas, sentimentais etc. Pode-se dizer que, simbolicamente, é uma síntese destinada a refletir a multiplicidade de momentos passados e presentes, afirmando alguma identidade e não um mero artefato.

A cruz, como objeto à beira de uma estrada, tanto pode passar despercebido ao transeunte, como pode fazê-lo inferir um mapa mental acerca daquela representação, causando a reflexão do significado daquele símbolo. De acordo com César (1975), a colocação de cruzes nas estradas faz parte do devocionismo popular que é uma das manifestações do que ele chama de crendices populares.


TEMA
As cruzes possuem aspecto único e diferenciado, seja pelo local onde estão colocadas, pela forma em que são ornamentadas, ou apenas pela deterioração causada pelo tempo. São muitas das vezes, objetos de arte, expostos ao tempo; expressões sinceras da fé e dos costumes embutidos em todo o Brasil. Possui em si, apenas em sua mera existência e presença, em locais que outrora foram tão traumáticos, uma mescla de sentimento e fé.
Segundo o programa SOS Estradas[1], morrem nas estradas brasileiras 65 pessoas vitimas de acidentes, causados em sua maioria por falha humana. É costume colocar cruzes nos locais onde acontecem as fatalidades, são formas de demonstração de fé e também de alerta aos que por ali passam, pois evidencia o local como perigoso.




[1] O SOS Estradas é um programa que visa reduzir os acidentes e aumentar a segurança nas rodovias, com a participação do usuário e de especialistas em trânsito, medicina, transporte e rodovias. O objetivo principal é apresentar idéias simples que possam reduzir os acidentes. Site: http://estradas.com.br/

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