METODOLOGIA
E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
A metodologia utilizada neste
trabalho tomou como base o conhecimento técnico-teórico aprendido em sala de
aula e nas posteriores produções audiovisuais e os princípios teóricos
debatidos nas aulas de Documentário para TV, especialmente o livro Filmar o
Real, de Consuelo Lins e Claudia Mesquista (2011), sobretudo no que diz
respeito ao uso da entrevista.
Como recurso de imagem procuramos
evidenciar esteticamente os artefatos à beira das estradas (cruzes) e objetos
pessoais de valor sentimental para essas pessoas. Como recurso discursivo
utilizamos a proximidade do espectador com a realidade dos entrevistados, no
que diz respeito à dor do luto.
Nas entrevistas utilizamos captação
em duas câmeras e objetivas claras, uma com “grande angular” (18 mm), sendo a
câmera fixa, e outra câmera com lentes fixas (35 mm e 50 mm), sendo a câmera de
apoio. “A escolha das lentes de maior distância focal e dos diafragmas mais
abertos é fundamental para que haja pouca profundidade de campo, separando o
primeiro plano do fundo”. (DORNELLES e GERBAS, 2011, p.20).
Tínhamos em mente que os quadros
ideais seriam feitos utilizando técnica aliada com uma luz natural, nas imagens
externas explorando o sol de fim de tarde ou do amanhecer, deixando passar
alguns raios por meio de árvores e cruzes, formando um desfoque atrativo, com
uma plasticidade artística; nas imagens internas também buscamos a luz natural,
aliada à dramaticidade das histórias registradas.
O documentário foi filmado em Full
HD 1080 e os equipamentos utilizados foram:
- Câmeras
HDSLR: Nikon D5100;
- Objetivas:
Sigma 18-50 mm (2.8-4.0); Nikkor 35 mm (1.8); Nikkor 50 mm (1.8);
- Tripé
manfroto;
- Zoom H1;
- Microfone boom YOGA HT-81.
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