Metodologia

METODOLOGIA E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
           

A metodologia utilizada neste trabalho tomou como base o conhecimento técnico-teórico aprendido em sala de aula e nas posteriores produções audiovisuais e os princípios teóricos debatidos nas aulas de Documentário para TV, especialmente o livro Filmar o Real, de Consuelo Lins e Claudia Mesquista (2011), sobretudo no que diz respeito ao uso da entrevista.
Como recurso de imagem procuramos evidenciar esteticamente os artefatos à beira das estradas (cruzes) e objetos pessoais de valor sentimental para essas pessoas. Como recurso discursivo utilizamos a proximidade do espectador com a realidade dos entrevistados, no que diz respeito à dor do luto.
Nas entrevistas utilizamos captação em duas câmeras e objetivas claras, uma com “grande angular” (18 mm), sendo a câmera fixa, e outra câmera com lentes fixas (35 mm e 50 mm), sendo a câmera de apoio. “A escolha das lentes de maior distância focal e dos diafragmas mais abertos é fundamental para que haja pouca profundidade de campo, separando o primeiro plano do fundo”. (DORNELLES e GERBAS, 2011, p.20).
Tínhamos em mente que os quadros ideais seriam feitos utilizando técnica aliada com uma luz natural, nas imagens externas explorando o sol de fim de tarde ou do amanhecer, deixando passar alguns raios por meio de árvores e cruzes, formando um desfoque atrativo, com uma plasticidade artística; nas imagens internas também buscamos a luz natural, aliada à dramaticidade das histórias registradas.

O documentário foi filmado em Full HD 1080 e os equipamentos utilizados foram:
  • Câmeras HDSLR: Nikon D5100;
  • Objetivas: Sigma 18-50 mm (2.8-4.0); Nikkor 35 mm (1.8); Nikkor 50 mm (1.8);
  • Tripé manfroto;
  • Zoom H1;
  • Microfone boom YOGA HT-81.

Nenhum comentário:

Postar um comentário